Estamos de Rosa para lembrar você, sobre a importância da Prevenção do Câncer de Mama.

O mês de outubro está interligado com as batalhas de prevenção do câncer de mama e ganhou novas dimensões ao longo dos anos para alertar também sobre outros tipos de câncer que atingem mais as mulheres. O movimento nacional envolve várias esferas da sociedade em prol destas causas, assim como os servidores municipais de Rosana, que todos os anos dão visibilidade ao Outubro Rosa.

Somente o câncer de mama deve atingir 57 mil mulheres em 2018 provocando a morte de 15 mil delas, sendo considerada a maior causa de morte de mulheres no mundo. O principal objetivo da campanha incentivar mulheres com idade entre 40 e 69 anos a fazerem os exames mamográficos para prevenir a doença ou descobrirem um possível diagnóstico de maneira precoce, de modo a aumentar as chances de cura.

Câncer de mama

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Ele não tem uma causa única. São vários fatores que podem aumentar o risco de desenvolver a doença, como fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários.

Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos, são mais propensas a desenvolver a doença, mas, isso tem mudado. Houve um aumento na incidência de câncer de mama em mulheres jovens na última década. Em mulheres com menos de 35 anos, a incidência no Brasil hoje está entre 4% e 5% dos casos.