Secretaria de Turismo e UNESP realizam visita técnica nos pontos turísticos de Rosana

A Secretaria Municipal de Turismo em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP), realizaram nesta última segunda-feira (08/04) uma visita técnica aos pontos turísticos do Município. O encontro tem como o objetivo a elaboração do diagnóstico e prognóstico dos atrativos turísticos do Município que farão parte do trabalho de Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico 2019, conforme previsto na Lei Revisionária da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e da Lei Geral do Turismo Nº1.261, de 29 de Abril de 2015.

O serviço de inventariação consiste em levantamento de dados sobre atrativos, serviços e equipamentos turísticos em áreas rurais ou urbanas municipais, sendo uma ação prioritária para a busca de recursos financeiros para projetos ligados ao turismo. Em visita aos atrativos municipais, discutiram-se alguns pontos pertinentes para a elaboração do diagnóstico e prognóstico turísticos, além de entrevista com o Secretário, quando foram abordados assuntos como:
  • Utilização pública dos espaços;
  • Novas edificações frente os impactos ambientais;
  • Materiais utilizados para a construção do Mirante;
  • A responsabilidade dos empresários existentes no Balneário;
  • Novos equipamentos a serem instalados no Balneário;
  • Legalização dos passeios de barco;
  • Formação de cooperativas para coleta seletiva de materiais recicláveis;
  • Aumento de fluxo turístico;
O diagnóstico é uma análise das informações levantadas pelo inventário, visando identificar as potencialidades e vocações das localidades que pretendem investir no turismo, contemplando áreas rurais e urbanas, como alternativa de desenvolvimento socioeconômico. O processo de planejamento é um serviço que tem como objetivo a elaboração de planos de desenvolvimento turístico.

Os resultados dessa visita técnica, ou seja, o documento com o diagnóstico e prognóstico dos atrativos turísticos, será publicado em poucas semanas, tendo vistas à composição deste no relatório da revisão do PDDT/2019.

Estiveram presentes na visita o Secretário de Esporte, Turismo e Cultura Marco Antônio Meira Coqueiro, Turismólogo Francisco Antônio Rodrigues, e alunos do Curso de Turismo da Unesp – Campus de Rosana, acompanhados pela Profª. Dra. Maria Renata Ribeiro. Tal parceria com a instituição de ensino vai ao encontro da política da atual gestão do município de Rosana, além de fortalecer os laços imateriais entre tal administração e o código de apoio ao município onde os campus da universidade se instalam.

Departamento de Comunicação, 10 de abril de 2019.

Atendimento ao Público: 07:00h - 13:00h