Notícia
Voltar para página anterior

Vigilância Sanitária de Rosana alerta para infestação de escorpiões

Na última terça-feira, (8), a equipe de agentes de vetor realizou uma busca ativa por escorpiões na cidade de Rosana. Em uma única data, a equipe atendeu a três ocorrências, somente no perímetro da Avenida Nossa Senhora dos Navegantes. Moradores e comerciantes relataram a existência de animais peçonhentos no local.

A Vigilância Sanitária alerta moradores para que mantenham seus quintais limpos e livres de entulhos. "Onde há baratas e cupins, é provável que existam escorpiões", informou a agente Helayne.

Deixamos aqui algumas orientações de sintomas, tratamento e prevenção à picada de escorpião:

No caso de picada de escorpião vá ao hospital o mais rápido possível, para iniciar o tratamento e evitar complicações, como alterações no coração e dificuldade respiratória, que podem ser fatais. Assim, logo após a picada deve-se:

-Limpar o local com água e sabão;
-Ir no pronto socorro mais próximo ou chamar o SAMU ligando para 192;
- Aplicar uma compressa limpa e morna sobre a picada enquanto aguarda socorro ou vai para o hospital, porque alivia a dor.
- Se não puder fazer estes passos, deve apenas aguardar socorro e não mexer na lesão, procurando controlar a ansiedade através de respirações profundas.
- Além disso, se for possível, pode-se levar o escorpião, também conhecido por lacrau, ou uma foto dele para o hospital, porque ajuda na identificação da espécie e a confirmar a gravidade da picada.

O que não fazer quando ocorre a picada:

-Aplicar gelo ou compressa fria porque aumenta a dor;
-Não fazer um torniquete, pois deve-se deixar o sangue circular;
-Não aplicar nenhum tipo de produto sobre a picada, como álcool ou ervas;
-Não fazer curativos pois podem causar infecção;
-Não cortar, furar ou queimar a lesão.
-A maioria dos casos de picada de escorpião não são graves, porém, quando as crianças são picadas a situação é mais grave elas necessitam de atendimento médico imediato porque é arriscado perder a vida.

Principais sintomas causados pela picada de escorpião

Normalmente, os sintomas surgem até 2 horas depois da picada e é frequente sentir:

-Dor, inchaço e circulo vermelho no local da picada
-Vômitos
-Suores e arrepios
-Dor muito forte, que é semelhante a uma queimadura ou agulha e que aumenta quando se toca no local da picada;
-Latejamento e formigamento no local da picada;
-Inchaço no local da picada e círculo avermelhado à volta da lesão;
-Lacrejamento e nariz escorrendo;
-Palidez e sonolência;
-Contrações musculares;
-Batimentos do coração diminuídos e pressão baixa;
-Temperatura corporal baixa.

Esta situação causa estresse e angústia e, por isso pode ocorrer a libertação de hormônios, como adrenalina, que pode causar outros sintomas como dor de cabeça, dificuldade para respirar e aumento da pupila, que é a parte mais escura dos olhos.

Como é feito o tratamento no hospital

O tratamento para a picada de escorpião precisa ser feito no hospital mesmo quando a picada é leve e causa poucos sintomas, pois é necessário ficar em observação para verificar se o estado de saúde não agrava.

A picada de escorpião é perigosa?

A picada de escorpião é muito perigosa e se o tratamento não for feito no hospital nas primeiras 2 horas após a picada pode haver risco de morte. No entanto, quando o tratamento é iniciado rapidamente existem maiores chances de não ter complicações, principalmente nos casos leves ou moderados.

Nos casos mais graves, o risco de complicações é elevado e as primeiras 24 horas são as mais perigosas e instáveis, sendo que o acúmulo de líquido no pulmão e à diminuição da frequência cardíaca podem ser fatais.

No entanto, normalmente, os escorpiões não atacam o homem e o acidente ocorre quando se encosta a mão ou o pé no animal e, embora todos os escorpiões possuam veneno nem todos os venenos são perigosos.

Como evitar a picada de escorpião

Para prevenir a picada de escorpião deve-se evitar locais onde há lixeira como terreno baldio, com baratas ou muita umidade porque é mais frequente existir escorpiões nesses locais.

Observe diariamente a roupa, sapatos, roupa de cama e toalhas de banho antes de usar e colocar luvas de couro e sapatos fechados quando se mexe em materiais de construção, lenha, madeira e pedras, por exemplo.


Prefeitura do Município de Rosana
Avenida José Laurindo, 1540 - CEP: 19273-000 - Rosana/SP
Atendimento ao Público: 07:00h - 11:00h e 13:00h - 17:00h
(18) 3288-8200 / 3288-8215