Acontece 2ª reunião da Comissão Municipal Geografia e Estatística (CMGE).

Na tarde desta última quinta-feira, (7), aconteceu a 2ª reunião do CMGE em Rosana.

O Censo Agropecuário 2017 está realizando o levantamento de informações sobre estabelecimentos agropecuários, florestais e ou aquícolas de todos os municípios de um país.
Objetivo da pesquisa é atualizar dados de censos anteriores, e assim fornecer informações sobre aspectos econômicos, sociais e ambientais das atividades agropecuárias.

Os dados atualizados irão melhorar as politicas públicas. Será possível obter um raio-X do nosso campo, identificando os pontos fracos. A coleta de dados do IBGE iniciou em outubro de 2017 e termina em fevereiro de 2018. Foram realizadas pesquisa de campo em 923 propriedades (parcial).

As entrevistas terão em torno de 30 a 40 minutos. As informações coletadas são sigilosas, apenas serão divulgados dados genéricos. Os recenseadores são identificados por QR code e crachás que podem ser conferidos pelos telefones 08007218181.

Importância de receber o IBGE

É importante que os proprietários rurais recebam o técnico do IBGE, pois os resultados do Censo Agropecuário irão permitir que as instâncias governamentais, seja no plano federal, estadual ou municipal, possam implementar políticas públicas diversas, no sentido de melhorar as condições de vida no campo, através da oferta de financiamentos, melhoria do saneamento e da disponibilidade de energia elétrica, investimento na conservação e incremento das vias de tráfego, permitindo uma melhoria do escoamento da produção agropecuária.

Resultados

A partir de meados de 2018 serão publicados os resultados definitivos da coleta do Censo Agropecuário 2017, com informações da pesquisa consolidados para o Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação.