Em parceria com a Unesp, Secretaria de Agricultura entrega mais de 20 cestas agroecológicas

Leite, frango, queijos, biscoito, verduras, ovos, batata doce, abobrinha, couve, berinjela, maxixe, repolho, mandioca. Estes foram alguns dos produtos entregues no mês de novembro na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Presidente Prudente.

No total foram 336 quilos de produtos agroecológicos entregues no dia 24 de novembro. A iniciativa surgiu quando professores e estudantes vinculados ao Centro de Estudos em Geografia do Trabalho (CEGET) foram conhecer a experiência do Assentamento Gleba XV de Novembro, Nova Pontal e Porto Maria, localizado nos municípios de Rosana e Euclides da Cunha Paulista, região do Pontal do Paranapanema (SP) e realizar um trabalho de campo.

A Prefeitura Municipal de Rosana, através da Secretária de Agricultura, vem apoiando a ação desde janeiro de 2017, e colaborando no desenvolvimento do Projeto.

Os produtos são cultivados por famílias vinculadas à Associação Regional de Cooperação Agrícola (ARCA), também localizada na Gleba XV de Novembro, Nova Pontal e Porto Maria. A produção comandada em sua maioria pelas mulheres é feita por aproximadamente 18 famílias.

Segundo o Diretor da Associação ARCA, e assessor de Coordenação da Agricultura do Município, Cledson Mendes da Silva, esse tipo de iniciativa é importante porque tanto o produtor quanto o consumidor são beneficiados.

“A agroecologia é o caminho para a segurança alimentar, além de possuir grande importância sócio cultural, abastecendo as casas com alimentos livres de veneno, sem falar do preço justo pelo produto adquirido, hoje já temos mais de 100 consumidores, as cestas são entregues de 15 em 15 dias para os consumidores”, comenta o Mendes.

Para o Secretário de Agricultura, Leandro Muller Dourado, essa parceria entre Universidade, Prefeitura e Assentamento é muito importante, “somos um grupo gerador de trabalho e renda para as famílias, incluindo o comercio de hortifrúti de Presidente Prudente, estamos conseguindo levar as casas, produtos de qualidade, com baixo custo e ainda gerar renda para as famílias dos assentamentos”, afirma o secretário.

Os alimentos são produzidos sem agrotóxicos e insumos químicos, vêm de um manejo agroflorestal.
Essa experiência evidencia a política municipal em relação à produção agroecológica e à organização das famílias assentadas com o objetivo de fornecer para a sociedade alimentos livres