Há quase duas décadas, aposentado se veste de Papai Noel para distribuir presentes

O trabalho voluntário é motivado pela paixão por celebrações natalinas e pela disposição de levar mensagens de esperança e amor às pessoas.
A vontade de transmitir uma mensagem de amor e esperança que tem motivado a vida do empresário aposentado, Fernando Vicente Vieira, 73 anos, ao representar o papel do tradicional personagem natalino há quase duas décadas.

A sua primeira aparição foi em 1998, quando ele foi participar de uma festinha para crianças carentes, e acabou se vestindo de Papai Noel e distribuiu a noite toda presentes para as crianças, “Fiquei nervoso, com receio, mas logo começou o auê, aquela barulheira toda e os sorrisos, aí comecei a me soltar”, recorda.

De lá para cá, foram incontáveis visitas a creches, residências, ilhas e o seu trabalho crescendo a cada ano que passa no Município. Para ele o Natal tem uma magia contagiante e, representar a principal figura natalina, especialmente para as crianças, tem sido uma verdadeira alegria e satisfação.

“O Natal é, acima de tudo, amor. Se tenho uma família, alegrias, se sou feliz, por que não dar um pouquinho disso para outras pessoas? Sinto-me mais gratificado em ver as pessoas que estão recebendo presentes”, comenta Fernando, que há vinte anos é o Papai Noel voluntário.

O trabalho voluntário do senhor Fernando vai além de distribuir presentes para as crianças, não importa a idade, todas as pessoas que residem nos bairros mais carentes do Município são atendidas, entre eles, crianças, jovens, adultos e idosos. Para o Papai Noel, nunca é tarde para ser presenteado pelo bom velhinho: “Eu procuro não me expor as pessoas, o trabalho que realizo é para trazer alegria e amor às casas. São pessoas que precisam de uma roupa, uma boneca, uma fruta ou até mesmo um abraço. Eu me sinto feliz com o trabalho que realizo, a gratidão é inexplicável.

Este ano a Secretaria de Inclusão e Assistência Social acompanhou e apoiou o trabalho voluntário que o Papai Noel realizou. Para a secretária Elisangela Barbosa, o mês de dezembro é o mais aguardado no calendário dessas crianças: “Elas anseiam a chegada do bom velhinho. O trabalho que o senhor Fernando realiza é gratificante e veem crescendo e agregando mais voluntários”. A secretária apoia e acredita neste projeto, que já vem dando frutos há vinte anos.

Download - Clique aqui para baixar