Notícia
Voltar para página anterior

Prefeitura realiza campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos

A Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Sanitária deu continuidade nesta última sexta-feira (26), na campanha gratuita de vacinação antirrábica nas Ilhas do Município.
 
A campanha já havia sido realizada em Rosana e no Distrito de Primavera, e se estendeu nas Ilhas do Município. Ao total foram vacinados 93 animais, entre eles cães e gatos. Lembrando que a vacina é gratuita e é aplicada em cães e gatos a partir dos três meses de idade. 
 
Sobre a doença
 
A raiva é uma doença fatal, a transmissão ocorre quando o vírus rábico, existente na saliva do animal infectado, entra no organismo através da pele ou de mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, não existindo necessariamente a agressão. Qualquer mamífero, principalmente, cães, gatos e morcegos infectados pelo vírus podem transmitir a raiva. 
 
Lembre- se que a única forma de proteger os animais de estimação contra a raiva é vacinando-os
 
Febre amarela
 
Durante a visita, os moradores receberam informações sobre a Febre Amarela. Até o momento, não há nenhum diagnóstico positivo quando à febre amarela em Rosana. Seja em humanos ou macacos.
Mesmo o município não registrando nenhum caso de febre amarela, a divisão ressalta que a imunização é a principal forma de evitar a infecção pela doença.
 
A febre amarela é uma doença infecciosa febril, causada por um vírus transmitido pela picada dos mosquitos contaminados com a doença. Na mata, pelo Haemagogus e Sabethes e, na cidade, a transmissão pode ocorrer com a picada do Aedes aegypti. A doença é de alta gravidade e tem potencial de disseminação em áreas urbanas. 
 

 


Prefeitura do Município de Rosana
Avenida José Laurindo, 1540 - CEP: 19273-000 - Rosana/SP
Atendimento ao Público: 07:00h - 11:00h e 13:00h - 17:00h
(18) 3288-8200 / 3288-8215