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Município de Rosana terá primeira escola de ensino médio integral

A escola Estadual Prof. Maria Audenir de Carvalho será a primeira escola a adotar o Programa de Ensino Integral (PEI). O novo modelo paulista de ensino será implantado no Município de Rosana.
A Educação estendida tem como objetivo oferecer ao jovem uma jornada ampliada de estudos, que possa oferecer, no contraturno das aulas regulares, atividades esportivas e culturais.
O Novo Modelo de Escola de Tempo Integral está presente em 308 escolas do Brasil, a jornada é de até nove horas e meia, incluindo três refeições diárias.
Educação Integral é um projeto de governo voltado para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Sua proposta pedagógica visa à permanência do aluno na escola, assistindo-o integralmente em suas necessidades básicas e educacionais, resgatando sua autoestima e intensificando o processo ensino-aprendizagem.
Os alunos terão orientações de estudos, preparação para o mercado de trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida. Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo.
Os professores desse modelo atuam em regime de dedicação exclusivo e, para isso, recebem gratificação de 75% em seu salário, inclusive sobre o que foi incorporado durante sua carreira.
Para o diretor da escola, Claudio Corghi, “todos ganham! alunos, comunidade, professores e até os funcionários. Essa é a primeira escola de Ensino Integral implantada na Diretoria  de Ensino de Mirante Do Paranapanema, e Rosana foi o Município contemplado”. Explica o diretor.
Uma nova metodologia pedagógica está sendo adotada. Desta forma, a escola prevê um aumento no número de novas contratações.
O PROGRAMA
O Programa Integral propõe para as escolas inovação, tais como:
I-            Jornada integral de alunos, com currículo integral;
II-         Escola alinhada com a realidade do adolescente e do jovem, preparando o aluno para realizar seu projeto de vida e ser protagonista da sua formação;
III-      Educadores com atuação profissional diferenciada, em Regime de Dedicação Plena e Integral à unidade escolar;
IV-        Modelo de Gestão e Modelo Pedagógico voltado para efetiva aprendizagem do aluno e para terminalidade da educação básica; V-Infraestrutura diferenciada, com salas temáticas.
V-          O foco da escola é o Adolescente e Jovem e seu Projeto de Vida.
VI-     Metodologias e praticas de gestão por resultados orienta o planejamento, execução, monitoramento e avaliação das atividades previstas no plano de ação da escola. Apoiando integralmente a construção de seus projetos de vida; visando aprimoramento como pessoa humana; com formação ética e desenvolvendo a autonomia intelectual e o pensamento crítico.

  


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