Município de Rosana celebra o dia da Padroeira Nossa Senhora dos Navegantes

Por meio da Lei Municipal Nº 1119/2009, no dia 02 de fevereiro de 2009, foi instituído o feriado Municipal em Rosana, na data é celebrado o dia da “Padroeira Nossa Senhora dos Navegantes”.

Em alusão a data, a Paroquia Nossa Senhora dos Navegantes, realizará a tradicional procissão em homenagem a santa. Para o Padre Thiago Calçado, o dia Nossa Senhora dos Navegantes, é voltada para as comemorações “é a nossa cultura, o nosso povo, trata-se da história da nossa gente.  O momento nos recorda que a vida é uma travessia marcada por tempestades turbulências e ventos, mas, com a presença de Maria a mãe de Jesus, possamos fazer a travessia com segurança rumo ao seu filho Jesus” ressalta o Calçado.

9h: Missa da Saúde;
12h: Terço dos homens;
19h: Procissão com saída das “três rampas” e encerramento com missa campal na igreja matriz.
Já no domingo, dia (04) será realizado o almoço caipira as 12h

História:

A devoção a Nossa Senhora dos Navegantes remonta a Idade Média, na época das Cruzadas, e está intimamente ligada ao título “Estrela do Mar”. Naquele tempo, os cruzados atravessavam o Mar Mediterrâneo rumo à Palestina para proteger os peregrinos e os lugares santos dos infiéis.
Tendo em vista os perigos que enfrentariam, esses bravos homens invocavam a Santíssima Virgem Maria pelo nome de “Estrela do Mar”, pois, sob esse título, ela era conhecida como aquela que protegia os navegantes, mostrando-lhes sempre o melhor caminho e um porto seguro para a sua chegada.

Fonte: https://formacao.cancaonova.com/nossa-senhora/devocao-nossa-senhora/a-verdadeira-devocao-a-nossa-senhora-dos-navegantes/