Secretária de Educação está em parceria com o curso para formação de professores, para atuarem com educação especial na área de deficiência visual

A Prefeitura de Rosana por meio da Secretaria Municipal da Educação está em parceria para o curso de formação de professores da rede de ensino para atuarem como cuidadores na educação especial.

São 30 vagas para estudantes de graduação e pós-graduação, professores universitários, professores da educação básica, pessoas com deficiência visual, profissionais que atuam com pessoas com deficiência Visual.

O curso será ministrado Prof. Luiz Carlos Sousa da Silva. A capacitação terá carga horária total de 180 horas. A metodologia do curso envolverá aulas expositivas e dialogadas, debates, atividades práticas e avaliação do conhecimento adquirido, formação extracurricular de profissionais da educação para que saiba lidar com as habilidades e necessidades da pessoa com deficiência visual. Conhecer e reconhecer a escrita Braille, permitindo proporcionar a pessoa com deficiência visual o acesso à alfabetização, à educação, à comunicação, à informação e ao lazer. Treinamento do educador para metodologia sistemática de orientação e mobilidade da pessoa com deficiência visual no espaço escolar.

Os interessados terão até esta quarta-feira (21) para efetuar o cadastro. A inscrição será realizada na Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE), das 08h às 17h. É necessário documento de identidade, comprovante de residência, declaração de vínculo na área da educação.

Ao final do curso é esperado que os participantes aprendam como utilizar os recursos que vão ser apresentados, sem ter dificuldades. Espera-se que todos obtenham domínio dos recursos de acessibilidade do computador, com confiança e segurança. Ter noções básicas sobre o que é a Deficiência Visual, e a importância de garantir uma vida independente e autônoma para estas pessoas.

Cronograma:

Início das aulas 24 de março 2018
Término 15 de dezembro 2018

O Curso será realizado aos sábados das 09hs ás 16hs. No total de 11 encontros, sendo 01 (uma) aula por mêsMais informações através do telefone (18) 3284-1446, com Sueli Freitas.