Produtores rurais do município produzem e exportam pepino para empresa do – MS

Uma nova alternativa de renda para os pequenos produtores do município de Rosana foi viabilizada pela Secretaria Municipal de Agricultura através do projeto do Servidor Público e Vereador, Wilson Pereira da Silva, que viu no desenvolvimento da cultura mais uma alternativa de renda para o pequeno produtor familiar.

Com isso, 16 produtores do Município estão produzindo e exportando o pepino para empresa Refricon Alimentos – LTDA, que trabalha com fornecimento produtos vegetal selecionado e higienicamente embalado e em conserva para as empresas do setor alimentício.

A filial que atende os produtores Rurais de Rosana é em Bataguaçu – MS, que é a principal compradora da produção destes agricultores. O projeto teve seu início concreto em dezembro de 2017 com o plantio em 06 (seis) propriedades e atualmente são 16 (dezesseis) com a possibilidade de aumentar para 20 produtores agora no 3º ciclo de implantação.

Para o desenvolvimento do projeto existe a colaboração tanto da empresa como do produtor rural. A empresa fornece parte do material para a instalação e sementes, fica de responsabilidade do produtor arcar com o restante. Vale lembrar que o material fornecido pela empresa é descontado em até 3 parcelas no pagamento que é feito ao produtor.

Cada unidade produtora consiste:
- Área plantada: 3.000m2
- Ciclo da planta: 90 dias
- Produção estimada: 20.000kg
- Renda bruta: R$ 20.000,00 (período de 90 dias)
- Renda mensal: R$ 3.500,00
- Investimento inicial (produtor): R$ 5.000,00
- Investimento empresa: R$ 2.500,00
- Geração de empregos: Três por unidade produtora.

Até o transporte produto é de mão de obra Município, a entrega para indústria é pago pelos produtores e custa R$0,12/kg é terceirizado e atualmente é feito o carregamento a cada três dias para a indústria.

O que é produzido na lavoura e vai para a indústria, no caso o pepino em conserva (popularmente conhecido como “picles”), são processado e vendido principalmente para redes de fast foods, restaurantes, hospitais, cozinha industriais, supermercados, fábricas alimentícias e setores que utilizam o vegetal pronto em sua linha de produção.