Secretaria de Turismo inicia cadastro dos empreendimentos do ramo turísticos de Rosana no Cadastur

Após conquistar o título de Município de Interesse Turístico (MIT), a Prefeitura de Rosana busca fomentar ainda mais o desenvolvimento da cidade. Para isso, algumas ações vão nortear o trabalho no setor da economia. Todos os prestadores de serviços turísticos de Rosana deverão se inscrever no Cadastur, um sistema informatizado do Ministério do Turismo.

O cadastro que é totalmente gratuito e visa dar visibilidade para o empreendimento, garantindo vantagens aos proprietários de hotéis, pousadas, agências turísticas, e demais representantes do setor na cidade. “Este projeto tem como diferencial levantar dados do turismo municipal para depois colocar em prática as ações de fomento ao turismo da nossa cidaderelata o Secretário de Esporte, Turismo e Cultura, Marco Antonio Meira Coqueiro.

Para tanto, a equipe da Secretaria de Turismo está indo pessoalmente em cada estabelecimento para auxiliar nesse cadastramento. Alguns empreendimentos já realizaram o cadastrado no Município, entre eles estão: Palace Hotel Chapelão, Hotel Leão, Pousada do Vicente, Pousada Quality, Pousada do Leão, Hotel de Rosana.

SISTEMA

O Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico, executado pelo Ministério do Turismo, nos 26 estados do Brasil e Distrito Federal. Conta hoje com mais de 32 mil cadastros e permite acesso a diferentes dados e relatórios gerados pelos diversos sistemas de informação do Ministério do Turismo.

Recentemente obteve reconhecimento internacional e recebeu o prêmio Ulysses Awards da Organização Mundial do Turismo. É uma importante fonte de consulta e do mercado turístico brasileiro. Os dados dos prestadores de serviços turísticos no Cadastur devem ser atualizados a cada dois anos. Por isso, a campanha também orienta sobre essa necessidade.

Dentre os benefícios de estar cadastrado estão: Incentivo a participar de programas e projetos do Governo Federal; Participar em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo; Acesso a financiamento por meio de bancos oficiais; Apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; Visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal; Participação em seu Município em Eventos e Conselhos que exijam o cadastro, dando visibilidade a sua Empresa quanto ao respeito e profissionalismo no setor em que atua.