Oficina debate Zoneamento Ecológico-Econômico

Secretários Municipais representaram o Município de Rosana no evento “ZEE: Entender para participar”. O encontro aconteceu nesta última quarta-feira (20), nas dependências da FAPEPE/Uniesp, em Presidente Prudente.

Durante o evento os Secretários puderam participar do debate sobre o Processo do Zoneamento Ecológico Econômico do Estado de São Paulo (ZEE), onde foi discorrido sobre o início o diagnóstico participativo e as características da Bacia do Pontal do Paranapanema.

A oficina de construção participativa do ZEE-SP tem como objetivo disciplinar e racionalizar a utilização dos recursos naturais do território estadual.  O evento é uma realização da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA-SP), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Sistema Ambiental Paulista e Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (CBH-PP).

Sobre o ZEE

O ZEE é um instrumento técnico e político de planejamento previsto na Política Nacional do Meio Ambiente (Lei Federal n° 6.938/1981) e na Política Estadual de Mudanças Climáticas (Lei Estadual n° 13.798/2009), que estabelece diretrizes de ordenamento e gestão do território, considerando suas características ambientais e dinâmicas socioeconômicas. Tem como finalidade subsidiar a formulação de políticas públicas e o planejamento de investimentos em consonância com diretrizes estratégicas de desenvolvimento sustentável, bem como apoiar o licenciamento ambiental de atividades e empreendimentos de forma coerente com esses objetivos.