Assentamentos Estaduais de Rosana passam a contar com postos do AcessaSP

O governador Márcio Franca anunciou nesta última quinta-feira, 28, a ampliação dos serviços do programa AcessaSP em assentamentos estaduais. Serão instalados centros digitais, com computadores e conexão à internet. O projeto resulta de parceria entre a Fundação Itesp, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e o programa de inclusão digital AcessaSP executado pela Prodesp (Empresa de Tecnologia do Estado).

Em Rosana, os assentamentos conteplados são o Gleba XV de Novembro, setores II e III e Nova Pontal. No assentamento Gleba 15 de Novembro, em Rosana, serão instalados dois postos, em razão da quantidade de famílias, ao todo 434, que vivem nas áreas 2 e 3 do assentamento.

O projeto também prevê a capacitação de monitores e o uso da internet para promoção de programas de alfabetização e atividades que incentivem o incremento da economia local, facilitando o acesso dos assentados aos editais de comercialização e a divulgação dos produtos da agricultura familiar, além de programas culturais. A internet também facilita o associativismo, a pesquisa de novas técnicas de manejo no campo e a formação e capacitação, por meio de cursos virtuais.

Os centros do AcessaSP contarão com computadores, impressoras, projetores multimídia e links para conexão a internet.

Sobre o AcessaSP

O Acessa São Paulo  é o programa de inclusão digital do governo do Estado. Criado em julho de 2000, oferece acesso grátis à internet. Foi reformulado pelo Decreto nº 62.306/2016, em dezembro de 2016, para proporcionar conteúdos digitais que contribuam com o desenvolvimento pessoal, profissional e comunitário, por meio da inclusão digital. Os postos do AcessaSP estão instalados na capital e em mais de 500 municípios e funcionam em parceria com as prefeituras e outros órgãos públicos.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Fundação Itesp